Nasci em Lisboa. Sou filha de pai fadista, boémio, gingão e de uma linda senhora transmontana.

Sou a mistura dos dois. Adoro a vida urbana, o cinema, o teatro, a música, a universidade, os grandes museus, o sururu das cidades, mas é na vida rural que encontro a harmonia que preciso na minha vida.

Pela mão da minha avó materna conheci formas de saber fazer artesanais que sempre me despertaram curiosidade.

Os momentos felizes da minha vida foram passados em Cabril. As idas ao moinho, os caminhos percorridos, os sorrisos das pessoas, os cheiros, o ar puro, a água límpida, a simplicidade da vida, o cuidar dos animais... memórias que me fizeram regressar.

 

Sou uma eterna apaixonada pelas pessoas e pelos lugares. 

Licenciei-me em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e sou Master em Gestão de Projetos Culturais pela Universidad de Alcalá, Madrid. 

Depois de um percurso profissional pelas artes do espectáculo, mudei o rumo da minha vida e decidi criar um projeto de todos para todos.

Em 2014 iniciei Cabril Eco Rural, projeto de desenvolvimento sustentável e turismo responsável

Tem sido uma jornada dura, exigente, com desafios atrás de desafios. Momentos de desilusão e frustração e outros momentos de alegrias e conquistas. A vida é um carrossel


Em 2016, guiada por mestres e mestras octogenárias, comecei o trabalho de recolha e partilha da Cultura Tradicional de Barroso. Graças a este património humano tem-me possível aprender a arte e os ofícios ligados ao linho, à lã e ao centeio


Em 2017 fiz o meu primeiro ciclo de linho e, desde então, tenho a missão de não permitir que o linho desapareça novamente em Barroso. 

Desde 2019 que coordeno o projeto "Carrejadas" que trouxe de volta a cultura do centeio em alta montanha.

Em fevereiro de 2020, após várias tentativas, voltei a produzir burel 100% artesanal e 100% feito em Montalegre. Ainda no ano de 2020 consegui o estatuto de artesã e a certificação do meu atelier como unidade de produção artesanal.

 

Paula Oliveira

carrejada

“Há uma vontade de voltar ao passado, de recuar no tempo e nos modos de vida”

 

"Eu sou uma apaixonada pela cultura, pelas pessoas, pelos lugares. Adoro ouvir histórias e estórias e a história da Carrejada foi-me contada de uma forma tão emotiva que eu consegui visualizar e sentir a alegria das pessoas e a necessidade de perpetuar essa prática pelas gerações futuras. Desde esse dia que eu fiquei com a vontade de trazer de novo as Carrejadas, como um agradecimento e reconhecimento aos nossos antepassados."

 

FOOTPRINT a sustentabilidade em revista

Foto de Luís Borges

  • Grey Twitter Ícone
  • Pinterest - círculo cinza
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Cinza ícone do YouTube
  • LinkedIn - círculo cinza

PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS
Rua do Passadiço, nº 4, Lugar da Vila

5470-013 Cabril, Montalegre

+351 968 065 345

paula@cabrilecorural.com

Covid-Badge-ATTA.png
livroreclamacoes.jfif


RNAAT 245/2015  ||  RNAL 40726/AL

© Paula Oliveira << Cabril Eco Rural >> todos os direitos reservados

Reserve Agora Reserve Agora